Quem Somos2018-08-17T23:20:24+00:00

Quem Somos

Foto de Jonas Fagá Jr.

Olá, seja bem-vindo ao Trinus Global – Inteligência Financeira.

Meu nome é Jonas Fagá Jr. Sou Investidor Autônomo com mais de 20 anos de experiência no Mercado Financeiro.

Início – 1996

Depois de diversas experiências empresariais como Produtor Agrícola, Publicitário e Produtor Musical, iniciei em 1996 minha jornada no mercado financeiro como investidor autônomo, operando inicialmente através do Banco Itaú, e depois pela corretora Net Trade, o primeiro Home-Broker do Brasil.

Revista Timing – 2001 a 2004

Graças à algumas publicações realizadas por mim em fóruns de investimento, em 2001 fui convidado por Márcio Noronha a publicar uma coluna semanal na Revista Timing, a primeira revista eletrônica do mercado financeiro brasileiro. Entre 2001 e 2004 mantive na revista as colunas “O Delta do Ibovespa” e “Ponto de Vista”, período no qual também criei e ministrei o curso “Fenômeno Delta” para os leitores.

Durante esse mesmo período me tornei Analista Profissional através da obtenção do CNPI (Certificado Nacional do Profissional de Investimentos), título que deixei de renovar em 2011. Ao longo desse período tive a felicidade de publicar diversas análises de sucesso, entre elas a que alertou para o início de um grande mercado de alta nas commodities e nos ativos de países emergentes. Fui também o único analista brasileiro a alertar para o grande mercado de alta que veio a se formar nos metais preciosos na década seguinte.

Em 2004, meu último ano na revista Timing, escrevi um extenso relatório sobre o assunto, acompanhado da introdução pioneira do tema “Alocação de Ativos” para os investidores pessoa física no Brasil. O conjunto do meu trabalho acabou chamando a atenção de alguns grandes investidores e fui então convidado a fazer parte da equipe de gestão da Mint International, um Family Office Europeu.

Mint International – 2004 a 2008

Entre 2004 e 2008 trabalhei na equipe de gestão da Mint, onde tomei contato com o mercado internacional, aprofundando bastante meu conhecimento e experiência acerca de gestão de investimentos. Em 2006, já aprofundado no estudo da Escola Austríaca de Economia, comecei a alertar os investidores para a iminência do estouro da bolha imobiliária americana, com suas consequências potencialmente desastrosas para todo o mercado global. Dois anos depois, essa análise se mostrou correta, e a crise de 2008 acabou dando ainda mais visibilidade ao meu trabalho, principalmente no Brasil.

Clube de Vienna – 2008 a 2011

Em 2008, em pleno auge da crise, movido pelos apelos de meus leitores, fundei o Clube de Vienna, a primeira iniciativa profissional de análise independente do Brasil. Entre 2008 e 2011 fui o analista responsável dessa iniciativa, período no qual eu e meus parceiros produzimos centenas de análises e recomendações de sucesso, além de realizarmos um importante trabalho educativo em prol de nossos leitores e associados.

Fomos a primeira equipe de analistas brasileiros a utilizar o cabedal de conhecimento da Escola Austríaca de Economia em nossas análises, além de ampliarmos bastante o trabalho que eu já havia iniciado de divulgação dos modelos de gestão de risco baseados em Alocação de Ativos para investidores individuais no Brasil.

O Ponto Base – 2013 a 2014

Em 2011 me retirei do Clube de Vienna e permaneci trabalhando apenas com meus investimentos pessoais até o ano de 2013, quando recebi o convite de Helio Beltrão (Ex-executivo do Banco Garantia e atual Presidente do Instituto Mises Brasil), e Fernando Ulrich (Especialista em criptomoedas da corretora XP) para formarmos “O Ponto Base”, uma nova iniciativa no sentido de criar um time de analistas brasileiros independentes.

Essa iniciativa tinha como objetivo tornar-se uma parceria local com uma grande empresa americana de publicações financeiras, o que depois de alguns meses acabou se demonstrando inviável por conta da incompatibilidade de visões acerca do modelo de marketing preconizado pelos americanos.

Trinus Global – 2017

Em 2014 embarquei com minha esposa e filhos em uma longa viagem de férias ao exterior ao longo da qual acabamos por decidir nos mudarmos definitivamente para a Europa, objetivo que se concretizou em Agosto de 2016. Desde então, vivo na cidade de Mantova, na região da Lombardia, Itália, de onde agora comando esta nova iniciativa, o Trinus Global – Inteligência Financeira. Aqui, pretendo reunir e colocar à disposição do público de forma definitiva todo o know-how adquirido durante essa longa jornada.

Obrigado por sua visita. Confira os artigos já publicados neste link, e assine nossa lista de e-mails para receber em primeira mão as novidades.

Um forte abraço, e SUCESSO.

%d blogueiros gostam disto: