CARTEIRA SUGERIDA

ATENCÃO: Para compreender como utilizar esta carteira sugerida e qual a metodologia utilizada em sua construção, leia o texto abaixo da tabela.

.
No intuito de auxiliar a montagem de uma carteira inicial para aqueles que ainda não estão acostumados com a análise fundamentalista, elaborei uma seleção com as 20 empresas que me parecem mais atraentes sob esse ponto de vista neste momento (setembro de 2018).

Metodologia

A metodologia utilizada foi primeiro filtrar as empresas que apresentaram nos últimos doze meses lucros de pelo menos 80% em relação ao valor de suas dívidas brutas e, dentro desse universo, selecionar as melhores pagadoras de dividendos. A intenção dessa metodologia é óbvia e bastante conservadora: Privilegiar as empresas com melhor relação lucro/endividamento, e que estejam oferecendo bons yields aos seus acionistas.

Múltiplos

Importante notar que algumas dessas empresas apresentam P/L e P/VPA relativamente elevado, o que significa que não serão compradas com desconto ou margem de segurança elevada. No entanto, dentro do nosso modelo de alocação com foco no longo prazo, para um portfólio devidamente “hedgeado” com ativos cambiais, esse dado torna-se menos relevante. Observando porém as médias das carteiras com 10, 15 ou 20 papéis, percebemos que o P/L médio está muito bom (ao redor de 10), e apenas o P/VPA segue relativamente elevado (ao redor de 2).

Na tabela acima estão as vinte melhores empresas selecionadas segundo os critérios mencionados. Ao final da tabela estão calculadas algumas médias para 3 tipos diferentes de carteiras construídas a partir da lista. Uma usando todas as 20 empresas, outra usando apenas as 15 primeiras e outra usando apenas as 10 primeiras. Essas três variáveis foram calculadas para demonstrar os múltiplos médios de cada uma dessas carteiras, de modo a dar uma visão geral do portfólio acionário em cada um dos casos.

Se o tamanho de seu portfólio ainda não comporta posições em dez ativos ou mais, não se preocupe. Escolha os ativos de acordo com suas preferências e calcule as médias do seu portfólio com base nos papéis escolhidos.

Isenção de Responsabilidade

É importante ter em mente que esses dados são uma fotografia do momento e podem mudar com o tempo, portanto um acompanhamento trimestral dos números sempre será uma atitude sensata a ser tomada pelo investidor. A lista não é definitiva e nem imutável, e não consiste em recomendação de investimentos. A intenção é de filtrar algumas boas opções de investimento em meio ao enorme universo de empresas disponíveis, de modo que o investidor pouco familiarizado com a análise fundamentalista possa ter um ponto de partida para realizar sua própria pesquisa e tomar suas decisões, assumindo plenamente a responsabilidade por elas.

HOME
IBOVESPA